Porque ter 2 gateways de pagamentos na minha loja?

Grande parte das novas lojas virtuais disponibilizam apenas 1 gateway de pagamento em suas lojas, isto é errado, justamente porque o comprador não quer se cadastrar em um novo sistema de pagamentos, ele quer simplesmente pagar a compra. As chances do comprador não ter cadastro no sistema de pagamentos que você disponibiliza são grandes, o checkout é o momento em que o comprador desiste da compra na maioria das vezes, esta desistência gera o termo conhecido como Carrinho abandonado.

Quais os motivos da desistência de compra?

A desistência do pagamento pode ocorrer por vários motivos, mas no checkout os maiores motivos para desistência são:

  1. Formulário de cadastro extenso e demorado para preencher
  2. Atendimento precário, rígido e sem interesse pelo problema do comprador
  3. Preço de frete muito alto em comparação com o preço do produto
Neste ponto é importante lembrar que numa compra direta na sua loja virtual o comprador terá que se cadastrar na sua loja e depois se cadastrar novamente no gateway de pagamento, isto causa uma sensação de realizar o cadastro novamente (é um novo cadastro mas é a mesma pessoa que está sendo cadastrada), este desconforto pode fazer o comprador desistir da compra. Para solucionar este problema basta ter outras opções de gateway disponíveis, seu cliente decidirá qual deles utilizar, isto dá praticidade a sua loja e diminui as chances do comprador não finalizar a compra.

A ORC international divulgou dados de uma pesquisa realizada no último trimestre de 2011, indicando os principais motivos para Carrinho abandonado.

  • 53% pelo alto custo de entrega;
  • 48% pela cobrança de taxas e impostos extras para receber a mercadoria;
  • 45% porque o prazo estimado de entrega era muito longo;
  • 31% porque a política de devoluções não era satisfatória;
  • 28% porque a empresa não aceita cartão de crédito;
  • 26% porque as descrições dos produtos não eram claras;
  • 20% porque as mercadorias tinham preço em moeda estrangeira
  • 10% por “motivos diversos”

Outra informação interessante, como sua loja pode não ser tão conhecida, o comprador pode sentir receio de comprar nela por desconfiança (muito comum, você já deve ter sentido isso), neste ponto ele tentará procurar na internet informações sobre sua loja, tempo de existência e reclamações de clientes. É importante deixar este tipo de informação disponível no site, também é importante que o comprador tenha a segurança de utilizar o gateway de pagamentos que ele já conhece e confia.

Que problemas podem ocorrer?

Todo site é um programa e todo programa precisa de manutenção, certo? Agora imagine a seguinte situação, sua loja tem apenas um gateway de pagamentos disponível, você lança uma promoção em que quem pagar com boleto bancário ganha 20% de desconto, neste dia a loja fica cheia de visitantes online, justamente neste dia o gateway de pagamentos resolve realizar a manutenção do serviço de cobrança por boleto. E agora José, o que faremos?

Acredite os gateways realizam manutenção com certa frequência e costumam retirar o serviço que está sendo atualizado por mais de 60 minutos, é pouco tempo se pensarmos apenas em tempo mas, quanto tempo seu cliente demora para comprar na sua loja? Pense nisso, seu comprador não vai esperar nem que seja o produto mais desejado do mundo pela metade do preço.

Os gateways são todos iguais

Cada intermediário de pagamento e gateway de pagamento possui suas particularidades, o fato é que se o comprador já tem cadastro no MoIP todas as informações dele, incluindo cartão de crédito e endereço de cobrança já estão cadastrados lá e este comprador não vai querer criar todo este cadastro no PagSeguro ou Pagamento Digital.

Outro fato interessante sobre os intermediários de pagamento, cada um cobra do vendedor um valor diferente por transação, correto? E eles também cobram uma taxa de juros diferente nos parcelamentos do comprador e isto pode fazer o preço do produto ficar mais caro no final da compra, e aqui, o comprador novamente pode desistir da compra.

Resumindo, quanto mais meios de pagamentos você disponibilizar melhor para seu comprador, é melhor você gastar um pouquinho do seu tempo se cadastrando em outros gateways do que deixar seu comprador ir em qualquer outra loja existente na internet, cá entre nós, existem milhares.

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