Como começar um Ecommerce do zero em 7 passos – O Caminho Fácil

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como criar um ecommerce em 7 passos simples

Dúvidas sobre como começar um ecommerce do zero? Já tem uma loja virtual, mas precisa de um impulso para ter sucesso? Este artigo é para você.

Neste artigo, explicarei como criar uma loja virtual do zero em apenas 7 passos simples. Isto significa que não há custos ocultos e não exibe muitos conhecimentos que você não tem. Eu sei o que você está pensando: “De jeito nenhum! Isso é muito trabalho – eu nunca serei capaz de fazer isso sozinho”.

Bem, você está certo. Mas não mais. Graças às maravilhas da Internet, construir sua própria loja virtual começando do zero é mais fácil do que nunca. Portanto, vamos começar.

Como iniciar um Ecommerce do zero em 7 passos simples

Um ecommerce  é uma loja que vende produtos ou serviços online. Embora muitas pessoas pensem nela como uma loja de departamentos on-line, existem muitos tipos diferentes de negócios de comércio eletrônico.

Discutiremos como abrir uma loja de ecommerce em termos gerais para que você saiba o que esperar quando abrir sua própria loja virtual. A coisa mais importante quando se trata de iniciar um negócio de ecommerce é você. Você deve compreender seus próprios objetivos comerciais e estar disposto a colocar no trabalho para alcançá-los.

Você precisará encontrar um nicho pelo qual você se sinta apaixonado, tenha experiência e seja lucrativo. Existem muitos tipos diferentes de lojas virtuais.

Neste artigo discutiremos os diferentes tipos de ecommerces. No entanto, antes de entrarmos no negócio do comércio eletrônico, é importante saber o que faz uma loja de eCommerce bem-sucedida.

O que é uma loja de comércio eletrônico?

Uma loja de comércio eletrônico é um local onde as pessoas compram e/ou vendem produtos ou serviços online. Pode ser um website, um aplicativo ou um aplicativo móvel. Tipicamente, é uma plataforma baseada em assinatura que fornece as ferramentas para vender produtos e serviços online.

É muito comum que o empreendedor, ao iniciar seus negócios não queira (ou não possa) investir muito para criar a loja virtual, mas existem cursos que ensinam como criar seu próprio ecommerce investindo quase nada na criação da loja.

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Como começar um ecommerce

Depois de escolher um nicho que lhe interesse e compreender bem suas funções básicas, é hora de começar a fazer um brainstorming e encontrar um nome comercial. Você pode usar a pergunta “Por quê?” para ajudá-lo a dar início a sua busca por um nome. Por quê? Esta pergunta o ajudará a elaborar uma lista de razões pelas quais seu negócio de comércio eletrônico é ótimo e por que as pessoas devem comprar de você.

Tente algo como:

  • Por que alguém compraria na minha loja?
  • Por que alguém precisaria deste produto?
  • Por que este produto é interessante?
  • Por que este produto é bom?

Pode parecer algo simples, mas funciona, você vai conseguir gerar uma grande quantidade de informações que podem servir de argumento para vender mais ou simplesmente atrair mais visitas na sua loja virtual.

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Essa técnica é interessante para aplicar boas práticas de SEO para ecommerce, aliás, SEO é uma técnica para fazer seu site aparecer nos primeiros resultados de busca do Google, quanto mais no inicio da página de busca mais visitas seu site terá e consequentemente mais vendas na sua loja virtual.

Como começar um ecommerce rápido?

Se você é como a maioria das pessoas que são novas no comércio eletrônico, você pode não saber exatamente como começar. Isto é compreensível porque a maioria dos negócios de ecommerce também são novos. É por isso que é importante escolher as ferramentas certas quando se trata de desenvolvimento de sites.

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer é escolher a plataforma certa para seu negócio. Existem inúmeros tipos diferentes de plataformas de comércio eletrônico por aí, por isso pode ser difícil saber qual é a melhor para o seu negócio. Você pode usar uma variedade de ferramentas para criar sua loja virtual. Entretanto, todas estas ferramentas têm características diferentes e são melhor utilizadas para diferentes estágios do crescimento de seu negócio.

De qualquer forma, é importante que você aprenda o básico sobre as operações e sobre a gestão de uma loja virtual, isto vai evitar que você tenha problemas ou prejuízos durante sua jornada empreendedora online.

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Aqui está uma lista de coisas que você pode fazer para garantir que seu ecommerce siga no caminho certo.

  1. Escolha atender um publico especifico
  2. Escolha ao menos 10 produtos que sejam muito úteis para seu publico
  3. Defina em qual plataforma de comercio eletrônico você vai lançar sua loja
  4. Procure ter um profissional da área para te orientar durante a construção do seu ecommerce
  5. Utilize as redes sociais para alcançar o publico que seu ecommerce atende

Dicas e truques para tornar o processo ainda mais fácil

Quando você está apenas começando, é melhor se ater a projetos mais simples para que você possa ganhar experiência na gestão da sua loja virtual. Com o passar do tempo você vai notar necessidade de aumentar algumas funções na sua loja virtual, vá com calma, não precisa fazer tudo de uma só vez, o processo será muito mais fácil e você estará bem encaminhado para construir um negócio de comércio eletrônico de sucesso.

Para economizar tempo e dinheiro, é melhor se ater a projetos mais simples. Entretanto, se você se tornar muito ocupado construindo seu negócio, será muito mais difícil aumentar a escala e fazer um crescimento significativo. Portanto, por enquanto, comece com um projeto simples e aprenda com os erros que outros já cometeram.

De nada adianta ter 10 mil em produtos se você AINDA não consegue vender 3 mil em produtos num único mês, concorda? Um dos grandes erros de lojas virtuais que estão começando está exatamente na má gestão de estoque, compram produtos em excesso para conseguir melhores preços e acabam comprometendo a saúde financeira da empresa. Tente manter uma quantidade de estoque pequena mas aceitável para operar durante o mês.

Criar um site fácil de usar

Uma maneira fácil de iniciar seu ecommerce é criando uma esboço do site, pode ser feito no caderno, rabiscado a caneta. Um modelo do seu site que você pode usar como ponto de partida para projetar seu site. Você pode usar uma ferramenta de planejamento gratuita para criar um modelo de seu site,  assim, você pode usar esse esboço como um guia para criar seu verdadeiro site. Você pode encontrar ferramentas de maquete online no site.

Existem vários programas que podem ser usados para planejar seu site:

  1. Figma
  2. Adobe XD
  3. Sketch
  4. InVision App
  5. Adobe Illustrator
  6. Zeplin

O que um comércio eletrônico precisa para bombar?

como criar um ecommerce em 7 passos simples
Como criar um ecommerce em 7 passos simples, nunca foi tão fácil e barato manter um ecommerce como é hoje

Um site de comércio eletrônico deve ter um foco claro no mercado. Isto significa que as páginas e a funcionalidade da sua loja virtual devem atender às necessidades de seus clientes. Isto inclui o design, descrições de produtos, cotações de preços, informações de remessa, etc. Um forte foco de mercado ajudará seu negócio a ter sucesso a longo prazo. No entanto, um site mal projetado pode ser muito caro de manter, especialmente se você estiver vendendo um produto de alto valor.

Neste ponto, é importante dominar ao menos o básico sobre SEO para ecommerce e Google Analytics para entender como o publico encontra seu site nas buscas do Google e planejar como melhorar a performance para conseguir mais visitas. O fato é que qualquer ecommerce lucrativo PRECISA ter muitas visitas, quanto mais visitas, maiores as chances de vender mais.

Usar dados para tomar decisões assertivas

Outra coisa importante que você precisará considerar ao construir seu ecommerce são os dados que impulsionam seu negócio. Isto significa que você precisará conhecer as atividades e as características de seus clientes. Por exemplo, se seu produto mais vendido é um produto de beleza, então você vai querer ter certeza de que as fotos e descrições são suficientemente atraentes para encorajar os clientes a comprar seus produtos.

Sua loja virtual também precisa ser estruturada de forma a incorporar um sistema de medição de indicadores-chave de desempenho (KPIs) claros. Estes KPsIs o ajudarão a conhecer o desempenho de seu ecommerce e o que precisa ser melhorado. Esta é sem dúvida uma parte importante do ecommerce conhecida como SEO para ecommerce, você pode aprender mais sobre isso no treinamento online SEO para Ecommerce.

Como vender na loja virtual

Uma vez que você tenha uma ideia clara do que precisa ser melhorado e do que está funcionando, é hora de colocar suas ideias em ação. Por exemplo, se seu produto mais vendido é um produto de beleza, então você vai querer criar uma página especifica com produtos de beleza, aproveite para fazer cross sell e upsell nestas páginas, isso vai ajudar os clientes comprarem mais ainda.

Fotos dos produtos

Tenha fotos dos seus produtos com fundo branco, imagens bem iluminadas e imagens demonstrando o produto em uso. Lembre-se, no ecommerce o cliente não consegue tocar o produto, então, você precisa fazer o possível para dar a ideia de quão bom é seu produto através da sua página de vendas.

Utilize vídeos

É importante ter alguns vídeos mostrando seu produto em uso, apresentando formas criativas de usá-lo e até de armazenar. Se possível, tente criar vídeos mostrando alguns erros comuns na hora de usar, armazenar e até de limpar seu produto. Imagine uma air fryer, quase ninguém sabe que pra limpar o óleo do fundo basta colocar algumas folhas de papel toalha mas, um vídeo mostrando o processo deixa tudo mais interessante.

Meios de pagamento

como tirar fotos de produtos para ecommerce
Manter uma loja virtual hoje é algo tão simples que muitas pessoas fazem isso em casa, enquanto cuidam de sua casa, filhos e família.

Cadastre sua empresa em algum intermediador de pagamentos para facilitar a integração de pagamentos por cartão de crédito, boleto e pix. Utilizar um intermediador vai te economizar muito tempo e você vai pagar uma pequena taxa apenas quando uma venda for realmente paga. Veja alguns intermediadores de pagamento:

  1. PagSeguro
  2. Mercado Pago
  3. Wirecard
  4. PayPal
  5. Pagar me
  6. YaPay
  7. PayU
  8. Juno

Conclusão

Uma loja de comércio eletrônico é um lugar onde as pessoas compram e/ou vendem produtos ou serviços on-line. Pode ser um site ou um aplicativo. Os custos para iniciar uma loja virtual são bem baixos, você pode começar uma loja virtual completa com menos de R$500 por ano, além disso, o custo de manutenção gira em torno de R$20 mensais, só não tem um ecommerce hoje, quem realmente não quer.


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