Se você vende algum produto ou serviço, você já deve ter se perguntado como vender todos os dias, estou certo?
Essa árdua tarefa pode ser um desafio, principalmente para as pessoas que acabaram de entrar no mundo do empreendedorismo digital.
Não estou aqui para iludir ninguém. A tarefa é complicada, mas não é impossível.
Apesar de encontrarmos pessoas a nossa volta dizendo o quanto a situação econômica do país está prejudicando seus respectivos negócios, ainda assim encontramos casos de empreendedores que encontraram uma forma de “surfar nas violentas ondas da crise”.
Para você ter uma ideia, apenas na área de e-commerce, o Brasil arrecadou mais de R$ 60 bilhões em 2017. Os números expressivos mostram o quanto o mercado digital tende a crescer ainda mais em nosso país.
Para entrar na estatística positiva citada na reportagem, é fundamental que você saiba como vender todos os dias em seu empreendimento.
Depois de ler este artigo, você saberá os passos práticos para aumentar o faturamento da sua empresa.
Confira agora 6 dicas que vão te ajudar como vender todos os dias.
1 – Tenha um canal de comunicação
Por conta da popularização das redes sociais, é natural que surja diferentes mídias, cada uma focada em seus próprios objetivos.
Para entender como vender todos os dias, você deve saber quais dos canais disponíveis mais se encaixam em sua estratégia.
Nos dias de hoje, essa prática é fundamental para que o público tenha interesse em seu produto. Afinal, dificilmente você compraria um produto sem entender o funcionamento ou a loja a ser contactada, correto?
Por outro lado, ao desenvolver conteúdos próprios, as pessoas naturalmente terão interesse em acompanhar o seu trabalho.
Além disso, o desenvolvimento de um canal de comunicação permite que você construa uma autoridade e assim, passar maior confiança para o público no momento de uma compra.
Para isso, você pode escolher os seguintes canais:
- Instagram: plataforma focada em fotos e vídeos;
- Facebook: mídia social mais conhecida no momento, onde é possível utilizar fotos, vídeos e textos para divulgar seu conteúdo;
- Linkedin: rede social focada em contatos profissionais;
- Twitter: ferramenta focada em textos e mensagens curtas;
- Youtube: para vídeos em geral;
- Blogs: canal próprio onde é possível usar tanto formato de áudio, vídeo, foto ou texto, principalmente.
Não há uma regra a ser seguida, a única dica que recomendamos é que você foque apenas em uma mídia, antes de começar a usar outra.
Isso se deve ao fato de demorar um certo tempo até que o seu perfil “engrene” e consiga trazer resultados. Além do fato de permitir que você conheça por completo as suas funcionalidades.
Outro ponto importante a se observar é priorizar as redes que o seu público alvo mais utiliza, para obter mais resultados em vendas.
Quando produzimos um conteúdo para as plataformas, podemos inserir, de forma estratégica, ofertas que estejam relacionadas ao material postado.
Assim, sem que o cliente perceba, ele poderá se interessar e fará questão de fechar uma compra com a sua empresa, como forma de agradecimento pelo conhecimento oferecido.
2 – Tenha contato próximo de clientes
Como dito no item anterior, a produção de conteúdo permite realizar o que chamamos de “vendas invisíveis”.
Ou seja, gerar ofertas sem a necessidade de apelar para propagandas invasivas, que demonstre algum desespero pela compra do usuário.
Por esse motivo é importante que você desenvolva uma boa comunicação com o seu público. Seja tirando dúvidas, respondendo comentários, interagindo com os visitantes, as pessoas vão notar a importância que você dá ao contato humano.
Assim, no momento de realizar a oferta, os visitantes terão menos objeções em comprar o seu produto.
Mas fique atento, não é porque a venda foi concretizada que você pode esquecer do seu cliente.
De acordo com Joe Girard, considerado o maior vendedor de carros do mundo, o processo de venda inicia apenas após o cliente assinar o contrato de compra.
A mensagem nos traz uma valiosa lição para quem deseja saber como vender todos os dias: o pós-venda é o segredo para fidelizar os clientes, e conseguir mais indicações de potenciais clientes.
Para comprovar o fato, há uma pesquisa feita pela companhia White House Office of Consumer Affair que diz que os consumidores satisfeitos com o pós venda tendem a indicar a empresa para até 6 conhecidos.
3 – Seja pró-ativo
Seguindo as mensagens deixadas por Joe Girard, para ser um vendedor bem-sucedido é preciso demonstrar proatividade, mesmo que o seu negócio seja feito pela internet.
Em sua época, diferente dos vendedores comuns, o maior vendedor de carros fazia questão de ligar para os seus clientes, pedir indicações e oferecer benefícios para aqueles que ajudaram a fechar suas vendas.
Trazendo para os tempos de hoje, você deve seguir o mesmo pensamento: produza conteúdos com qualidade, que façam os visitantes ficarem de boca aberta por ter a possibilidade de encontrar um material tão valioso de graça na internet.
Além disso, mostre quem você é, vá a eventos, venda a sua ideia ao vivo, faça networking.
Ao manter um contato próximo das pessoas, mesmo que não sejam a sua persona, você poderá receber indicações caso encontre uma boa oportunidade.
4 – Aproveite os recursos do marketing
Para complementar a experiência de vendas, nada melhor do que entender um pouco sobre marketing, correto?
Apesar de parecer básico, muitos empreendedores negligenciam a prática de marketing acreditando ser algo demorado.
O problema é que os resultados levam mesmo algum tempo para aparecer, com o marketing. Sem ele, os resultados simplesmente não aparecerão.
Por outro lado, depois de entender o seu funcionamento, o marketing deixará de ser um simples custo para se tornar um verdadeiro aliado, um grande investimento para acelerar o seu negócio, se tornando uma verdadeira prática de como vender todos os dias.
Por meio do impulsionamento de posts, por exemplo, os produtos da companhia passam a receber um número maior de visualizações e consequentemente, um número maior de usuários interessados.
Para iniciar com suas campanhas de marketing, invista pouco no início, utilize a prática de teste A/B para entender quais ações trazem melhores resultados e, procure investir nas campanhas que já deram certo.
5 – Veja o que está em alta no momento
Você já deve estar farto de escutar o quanto os empreendedores devem inovar para se manter no mercado, certo?
Mas fique tranquilo, aqui abordaremos outro ponto de vista.
Em nosso dia a dia, por conta da interação nas redes sociais, contamos com a criatividade de inúmeros artistas anônimos, que são capazes de literalmente virar celebridades do dia para a noite.
Afinal, você já deve ter visto vídeos, fotos, notícias e principalmente memes que tomaram conta da internet, não é mesmo?
E se você pudesse aproveitar a onda para divulgar os seus produtos?
Essa estratégia tem sido utilizada (e bem recebida) pelo público. Além de mostrar que você está antenado às “novidades memeísticas”, as brincadeiras saudáveis permitem que as pessoas se conectem mais com você, tornando o contato mais humano entre cliente e empresa.
Dessa forma, naturalmente as pessoas passarão a acompanhar e divulgar o seu trabalho, tornando a prática de como vender todos os dias um sucesso para o seu negócio.
Porém, fique atento! Antes de sair fazendo piadas, é preciso analisar muito bem qual o assunto do momento.
Apesar de a prática de marketing polêmico funcionar muito bem, dependendo do seu posicionamento, o simples fato de mostrar a sua opinião pode colocar toda a estratégia por água abaixo.
Por isso, em caso de dúvida, fique longe!
6 – Saiba como vender todos os dias usando a venda recorrente
Não há como negar, o plano de recorrência é uma das melhores formas utilizadas por empreendedores de sucesso que sabem como vender todos os dias na internet.
E um fato interessante é que o formato está no mercado há muitos anos! Afinal, você já deve ter se deparado com assinaturas de jornais, revistas ou mensalidades de escolas, certo?
Com o avanço da tecnologia, empresários, seja do ramo físico, seja do ramo digital, viram a oportunidade de programar as suas vendas para o resto do ano.
Dessa forma, ao captar alguns clientes, você terá maior tranquilidade para encontrar novos prospectos, eliminando a necessidade de “matar um leão por dia” para cumprir as metas da semana.
Caso esteja com dúvidas onde os modelos de assinatura podem ser utilizados, basta olhar a sua volta: Netflix, Spotify, Amazon, clube de livros…
Até mesmo empresas de vinhos passaram a usar as vendas recorrentes. É possível desafiar a sua própria criatividade para saber como vender todos os dias!
A venda no modelo de recorrência é uma excelente maneira de vender todos os dias.
Descubra mais informações sobre como vender todos os dias!
Depois de analisar os tópicos acima, podemos destacar o quanto o contato humano se tornou essencial para a negociação com o cliente numa era tão digitalizada.
Diferente dos anos quarenta e setenta, a comunicação passou por grandes transformações, se compararmos ao nosso dia a dia.
Enquanto naquela época bastava inserir uma oferta entre os programas de TV, rádio ou jornal para atrair a atenção do público, hoje as coisas não são bem assim.
Hoje as pessoas se tornaram mais seletivas, desconfiadas com o que vão consumir. Por esse motivo, cabe a você desenvolver o relacionamento com os seus clientes para entender como vender todos os dias.