Como ativar o Instagram Shopping?

round

O Instagram Shopping permite a criação de uma loja no Instagram. Lançado em março de 2018, ele tem feito sucesso entre as marcas e facilitado as compras por meio dessa rede social.

Instagram Shopping: O que é?

Trata-se de uma função rede social Instagram, ela permite que você adicione etiquetas dos seus produtos no feed e stories e é possível marcar até cinco produtos numa única foto ou 20 marcações em um carrossel.

Ao completar 9 publicações marcadas com etiquetas, o Instagram shopping disponibiliza a sacolinha, uma aba que mostra todos os produtos catalogados, se alguém clicar nela, verá apenas postagens em que aparecem produtos marcados, ótimo né? Veja o exemplo abaixo:

o perfil ganha um botão “Ver loja”
o perfil ganha um botão “Ver loja”

 

Quem clicar na sacolinha do Instagram Shopping verá um feed, verá apenas posts com produtos marcados, se a pessoa clicar numa das etiquetas marcadas, ela verá um link com o nome do produto e será direcionada para o ecommerce, onde poderá comprar o produto diretamente.

Pra que serve o Instagram Shopping?

Esta ferramenta vem resolver o problema de tempo no atendimento dos seus clientes, provavelmente você perde bastante tempo respondendo comentários e directs com perguntas:

  1. Qual o valor?
  2. Tem na cor “x”?
  3. Entrega em “tal cidade”?
  4. Qual o valor do frete para “tal CEP”?

Pode não parecer mas este simples recurso torna bem simples e produtivo o processo de compra de um produto visto no feed ou no stories do Instagram. É importante lembrar que só é possível postar no Stories quando a conta tem mais de 10 mil seguidores.

Como configurar o Instagram Shopping?

Ativar do Instagram Shopping não se resume a clicar em um botão e pronto, é necessário seguir alguns passos para ativar na sua conta.

Vincular sua página e conta de anúncios no Gerenciador de Negócios do Facebook

Acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook, se você não tem uma conta no gerenciador, basta clicar em “Criar conta”, se já tem uma conta, clique em “Entrar”. Quando você estiver logado na sua conta do gerenciador, clique em vincular sua página no Facebook e sua conta de anúncios ao gerenciador de negócios.

Publique seus produtos no Facebook

Após vincular o Gerenciador de Negócios com sua conta Facebook, você precisa publicar seu catálogo de produtos. Para enviar os produtos você só precisa ativar o recurso no seu WooCommerce, o envio dos produtos se torna uma tarefa é fácil de realizar no WooCommerce (basta seguir estes passos), todos os produtos são enviados automaticamente.

Na sua loja WooCommerce, vá para Administração -> WooCommerce -> Configurações -> Integrações -> Instagram faça a conexão e boas vendas.

Criar catálogo para o Instagram Shopping

Ao finalizar este processo, você poderá gerar um catálogo de produtos, sempre que você atualizar alguma informação do produto seja estoque, cores, preços ou qualquer outra informação, o WooCommerce irá atualizar seu catálogo no Instagram.

Ao criar um catálogo, você verá algo como esta tela.

Após criar seu catálogo, você precisa acessar sua conta do Gerenciador de Anúncios para ativar o “Compras no Instagram”.

No Gerenciador de Anúncios do Facebook, siga estes passos:

  • Clique nos pontinhos que aparecem do lado superior esquerdo e selecione a última opção, denominada “Gerenciador de Comércio”;
  • Em “Catálogos”, clique em “Adicionar Catálogo”, selecione a opção de “Comércio Eletrônico” e escolha avançar;
  • Em seguida, clique em “Carregar informações de produto”, clique em “Criar”, depois clique em “Ver catálogo”;
  • A tela seguinte vai sugerir a opção “Adicione itens em massa”. Clique em “Adicionar itens”, selecione a opção “Usar o carregamento em massa”, avance e selecione “Feed programado”;
  • Avance novamente e no campo vazio, informe a URL de catálogo de produtos que você copiou do sistema da sua loja virtual (Na imagem anterior, basta clicar no botão XML para pegar o arquivo) ;
  • Ao clicar em “Avançar”, selecione a frequência com que você deseja que o catálogo seja atualizado. Defina para atualizar diariamente (recomendável);
  • Clique em “Avançar” novamente e escolha um nome que ajudará você a encontrar este catálogo mais tarde;
  • Não se esqueça também de mudar a moeda para “BRL – Real Brasileiro”;
  • Selecione “Enviar” e para finalizar o processo.

Agora resta aguardar o Facebook processar todas as informações, não se preocupe, caso ocorra algum problema, o Facebook irá te notificar por email e também através da sua conta do Gerenciador de Anúncios e Instagram.

O que preciso para ativar o Instagram Shopping na minha loja?

Para quem deseja ativar o recurso da loja no Instagram, é preciso ter:

  1. Página do Instagram comercial (é uma conta com recursos para fazer negócios)
  2. Página da sua marca no Facebook (uma fã page tradicional)
  3. Conta no Gerenciador de Anúncios (uma função para gerenciar sua conta e marca dentro da rede)
  4. Ter uma loja virtual (site de vendas)

Com esses recursos você pode incluir produtos no marketplace do Facebook e eles podem ser usados na sua loja do Instagram para gerar vendas através do aplicativo. Por enquanto não temos recurso para pagamentos dentro do Instagram, então, é importante ter um site (loja virtual) para onde o usuário será levado na hora de comprar seus produtos. Quando um usuário for direcionado para dentro da sua loja virtual, ele terá todos os recursos de cadastro, pagamento e entrega disponíveis, é o processo normal de compra.

Porque usar o Instagram Shopping?

  • O Instagram pode ser uma poderosa ferramenta para diminuir a distância entre seus produtos e clientes.
  • Aumenta a visibilidade dos seus produtos no Instagram.
  • Aumenta as chances de vender 24 horas por dia, já que redireciona seus seguidores pra sua loja, sem que o comprador precise aguardar você para fazer a venda.
  • Permite definir hashtags como marcações nas fotos.
  • É fácil de usar.

Quem pode vender no Instagram Shopping?

Algumas regras são aplicadas para ter direito a vender no Instagram, veja as principais:

  1. Ter loja virtual online;
  2. Ter certificado de segurança SSL na loja virtual;
  3. Ter conta no Facebook;
  4. Ter conta no Instagram;
  5. Ter conta no Gerenciador de Negócios do Facebook;
  6. Ter 9 publicações com marcações de produtos;
  7. Vender produtos físicos;

Caso você não tenha ainda uma loja virtual, podemos te ajudar de 2 formas:

  1. Criando uma loja pra você
    Todos os processos técnicos envolvidos ficam por nossa conta, nossa equipe cuida de tudo, desde a criação do site, configuração de servidores, configuração de emails, desenvolvimento da loja virtual e treinamento para aprender a usar a plataforma WooCommerce.
  2. Te fornecendo as ferramentas para você mesmo criar sua loja
    Neste serviço, você recebe todos os arquivos e configurações necessários para você simplesmente fazer a instalação e no máximo em 30 minutos sua loja virtual está pronta para começar a vender na internet. Neste modelo, oferecemos um treinamento que te ensina criar loja virtual, além de ensinar como usar a plataforma WooCommerce.

Dicas para vender mais com Instagram Shopping

  • Marque vários produtos para ajudar sua audiência a explorar seus produtos.
  • Use o Instagram Stories para mostrar a sua audiência que eles podem comprar produtos a partir dos seus posts.
  • Aproveite a flexibilidade de diferentes formatos, marcação única em fotos ou múltiplas em carrossel.
  • Garanta que cada marcação corresponda a um produto, assim, seus compradores terão certeza de que a marcação refere-se a um produto.

 


Comentários

Atualizações gratuitas

Adicione seu email para receber informações sobre novos plugins WooCommerce e atualizações de novas versões grátis

Informe seu email: