Na sua loja WooCommerce provavelmente você sinta falta de uma função para recuperar carrinho abandonado. Sem duvida é algo importante numa plataforma de comércio eletrônico, mas como não é uma função útil para todo tipo de loja, o WooCommerce não tem esta função disponível por padrão, mas vou ensinar como adicioná-la totalmente de graça.
Carrinho abandonado é o nome que damos aos pedidos que seus clientes deixam de pagar, ou melhor de finalizar, é a ação em que um cliente adiciona produtos no carrinho de compras mas não vai para o checkout onde ele faria o pagamento, deste modo ele abandona a compra, por isso o nome… 72% dos carrinhos são abandonados por diversas razões, seja porque o cliente conseguiu comprar o produto por outros meios ou porque simplesmente resolveu pensar melhor, evitando a compra por impulso mas, 58% das pessoas que abandonaram um carrinho, afirmam que comprariam o produto se recebessem um email oferecendo o mesmo produto com desconto. Percebe o quão importante é tratar o carrinho abandonado na sua loja virtual?
Neste post, vou apresentar um tutorial para recuperar carrinho abandonado no WooCommerce usando comunicação por email, vou usar um plugin gratuito, no final, vou apresentar algumas opções premium que oferecem mais funções e vão economizar muito do seu tempo.
Como enviar emails de carrinho abandonado no WooCommerce
Para recuperar carrinhos abandonados vamos utilizar o plugin Abandoned Cart Lite for WooCommerce, justamente porque este plugin é bem atualizado, existem mais de 10.000 instalações ativas e é muito simples atualizar para versão completa, de qualquer forma a versão gratuita funciona muito bem para qualquer loja WooCommerce.
A versão gratuita deste plugin permite que você crie ilimitados templates de emails e envie eles com intervalos pre-definidos. Os intervalos podem ser de 1 hora após o cliente abandonar o carrinho. Você pode personalizar seus emails com detalhes pessoais (como nome por exemplo) e definir que quando o usuário fizer a compra os envios de emails parem.
Veja como este plugin gratuito vai aumentar suas vendas:
Instalar o plugin Abandoned Cart Lite
Por ser um plugin gratuito você pode instala-lo diretamente do seu painel WordPress. Estou assumindo que você já tem o WooCommerce instalado. Se não tem, leia este post para aprender Como instalar um plugin WordPress.
Definir quando um carrinho é considerado abandonado
Depois de ativar o plugin vá para WooCommerce -> Carrinho abandonado, em seguida clique na aba Opções. Vamos definir o tempo necessário para identificar que um carrinho foi abandonado, assim, vamos imaginar que quando um cliente ficar 10 minutos sem utilizar o carrinho (ou 10 minutos após ele sair da loja) o carrinho tornou-se abandonado, neste caso, vamos informar 10 no campo “Tempo de corte”, para identificar como 10 minutos.
Atenção: Estes 10 minutos não tem relação com quando o email será enviado.
Agora vamos para WooCommerce -> Carrinho abandonado -> Opções -> Opções de envio de email
Tudo que você tem a fazer é informar o nome, endereço de email e endereço de email de resposta que serão utilizados para enviar mensagens aos clientes. É importante utilizar os emails da loja, evite emails como Gmail, Outlook ou outro email gratuito, utilize o “@suaempresa.com”, isto passa mais confiança aos seus clientes evitando que eles pensem que trata-se de spam ou algum tipo de golpe.
Em relação as configurações do plugin, terminamos por aqui, agora precisamos criar um tema para o WooCommerce abandoned cart, este tema será utilizado como modelo para todas as mensagens de email enviadas.
Criar template de email para o carrinho abandonado
Para criar emails, vá para WooCommerce -> Carrinho abandonado -> Tema de emails, em seguida clique no botão “Novo tema”. Você precisará informar o nome do tema, esta informação só será vista por você (administração da loja) e o assunto, esta informação será vista pelos clientes (será enviada no titulo do email).
O corpo do email será bem parecido com o que você está habituado a fazer no editor do WordPress ou no editor do WooCommerce mas, note que agora temos um botão para adicionar códigos chave, estes códigos permitem que você adicione o nome do cliente, o conteúdo do carrinho, o link para o carrinho e outras várias coisas. Seja criativo, direto e profissional, antes de enviar emails confira se tudo está escrito corretamente, quanto mais profissional, maiores as chances de você recuperar o carrinho 😉
Você pode usar este exemplo, considero eficiente e é este modelo que uso nos meus sites. Você pode personalizar, adicionando links e informações de contato com o atendimento e porque não um cupom de desconto?!
Olá {{customer.firstname}},
Notamos que você está interessado nos nossos produtos, estamos muito empolgados! Em todo caso, sabemos como seu dia é ocupado, por isso, já separamos seu pedido para enviá-lo o mais rápido possível. Você pode finalizar a compra acessando {{cart.link}}
Olha que incrível!
{{products.cart}}Caso você tenha algum problema durante sua compra, fale conosco, estamos a disposição para resolver qualquer problema 😉
Por último marque a opção “Usar template do WooCommerce”, isto fará seus emails ter a aparência padrão do WooCommerce, como no exemplo.
No campo “Enviar este email”, escolha quando o email deve ser enviado, você pode escolher de 1 hora até 3 dias, mas é importante você levar em consideração que quanto mais próximo do momento em que o cliente abandonou o carrinho, maiores as chances de recuperar este carrinho, justamente porque o cliente ainda está pensando na compra, ainda está com o impulso de comprar!
Você pode usar o campo “Enviar email teste para”, informe seu próprio email e clique em “Enviar”, um email com esta mensagem será enviado e você poderá ter uma ideia de como seu cliente verá o email quando um carrinho for abandonado. Por fim, clique em “Salvar alterações” e siga para WooCommerce -> Carrinho abandonado -> Tema de emails, você verá uma lista com os temas criados por você, note que existe um botão “Ativar?”, mesmo os temas existindo eles só serão enviados se você marcar “ativado”. Veja porque…
Imagine que estejamos próximos de uma data sazonal como o natal, a data comercial mais importante do mundo! Você provavelmente vai querer criar um tema relacionado ao natal, mas este tema não será usado no carnaval por exemplo, então, faz todo sentido ter uma opção para desativar um tema sem ter que apagá-lo concorda? E é isso que você precisa fazer, crie temas para diversas datas importantes e ative-os quando precisar.
Quando enviar email para recuperar carrinho abandonado?
Estudos indicam que emails de recuperação enviados em até 1 hora após o abandono tem uma taxa de recuperação de 4,5% e quanto mais o tempo passa menores as chances de recuperá-lo, emails enviados depois de 24 horas recuperam cerca de 2,6%. Em outras palavras, o tempo importa, emails enviados após 24 horas tem menos de 50% de chances de recuperação do carrinho abandonado. Fonte: SaleCycle
A versão grátis do plugin possui limitações e uma delas é o tempo mínimo para envio do email ser de 1 hora após o abandono, teremos que selecionar esta opção mas, caso você queira pode adquirir a versão premium.
Outras funções do plugin Abandoned Cart Lite
Como forma de ajudar você a recuperar carrinhos abandonados, o plugin oferece os recursos:
- Pedidos abandonados
Visualiza pedidos abandonados individualmente - Pedidos recuperados
Descubra quanto dinheiro você ganhou enviando emails para recuperar carrinhos abandonados - Relatório de produtos
Veja quais produtos são abandonados na maioria das vezes
Plugins premium para Recuperação de carrinho abandonado no WooCommerce
Se você precisa de funções mais completas, talvez queira conhecer algumas opções premium como estas:
WooCommerce Follow Ups – $99 trata-se de um plugin oficial desenvolvido pela equipe WooCommerce.
WooCommerce Recover Abandoned Cart – $49 este é o plugin de carrinho abandonado mais vendido no CodeCanyon.
Abandoned Cart Lite Pro para ter mais funções. A versão completa custa $119. Ela permite que você aumente as conversões adicionando cupons de desconto nos emails entre outras várias funções.
Conclusão
Enviar emails para recuperar carrinho abandonado é uma ótima forma de aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual e colocar mais dinheiro no caixa. É algo fácil de iniciar, não há razões para não testar. Lembre-se sempre de testar as 2 variáveis mais importantes:
- Quando um carrinho é considerado abandonado
- Quando o email de recuperação do carrinho abandonado deve ser enviado
Para a maioria das lojas 10 minutos é o tempo ideal para considerar um carrinho abandonado e 1 hora após o abandono é o melhor momento para enviar o email mas, isto não quer dizer que você não possa realizar testes com a variação destes tempos e até testar novas abordagens no texto do email.
3 Replies to “Como enviar emails de carrinho abandonado no WooCommerce”
Seu artigo é perfeito e com certeza esclarecedor. Parabéns por suas informações…!!!
Excelente, estava com dúvidas e foram sanadas neste artigo.