O Checkout Transparente Mercado Pago é o meio mais simples de integrar sua loja WooCommerce para receber com cartão de crédito, boleto e PIX.
Atualmente o Mercado Pago WooCommerce oferece integração com checkout transparente e também redirecionamento, muito embora, o método checkout transparente seja sempre o mais indicado.
O que é Checkout Transparente Mercado Pago?
Checkout Transparente é uma modalidade de integração com meios de pagamento onde o comprador paga a compra sem sair do seu site, isso gera mais confiança, principalmente para sites que estão iniciando, ou seja, pouco conhecidos.
O checkout transparente também é uma forma de aumentar a taxa de conversões, a pessoa não sai do seu site para fazer o pagamento e isso evita que ela pare o que estava fazendo, em todo caso, ela realiza o pagamento imediatamente.
Como instalar o WooCommerce Mercado Pago ?
Para instalar o plugin você precisa seguir estes passos:
- Faça login no seu site e acesso o painel de controle
- No menu principal (a esquerda), clique em Plugins -> Adicionar novo
- No campo de busca digite Mercado Pago for WooCommerce
- Agora resta clicar no botão Instalar
- Após a instalação, clique em Ativar
Agora você precisa configurar o plugin Mercado Pago no seu WooCommerce, siga estes passos:
- Faça login no seu site e acesse o painel de controle.
- Acesse o Painel da sua conta e clique em Plugins > Plugins instalados.
- No buscador de plugins, procure por “Mercado Pago payments for WooCommerce”.
- Clique em Configurar plugin.
A conclusão dessas etapas instalará e ativará o plug-in de pagamentos do Mercado Pago para WooCommerce em sua loja e você poderá configurar sua integração.
Configuração da integração Checkout Transparente Mercado Pago
Com o plugin Mercado Pago instalado na sua loja WooCommerce, resta apenas fazer a configuração, é importante entender alguns itens antes de começar, portanto, leia as informações abaixo.
Como Integrar loja ao Mercado Pago
As credenciais de teste e produção são solicitadas neste campo.
- Clique no botão Verificar credenciais para entrar no painel do Mercado Pago e ver suas credenciais. Você também pode acessar suas credenciais em Painel do desenvolvedor.
- Preencha os campos solicitados e clique em Salvar e continuar.
Importante: Observe que as credenciais de teste serão solicitadas primeiro e depois as credenciais de produção.
Personalizar negócio
Na seção Informações sobre sua loja você pode oferecer dados da loja para oferecer uma experiência mais completa e com mais informações aos clientes
- Nome da Loja: Digite o nome da sua loja.
- Categoria da loja: Insira a categoria dos produtos da sua loja.
- ID da loja: use um número ou prefixo para identificar pedidos e pagamentos de sua loja.
- Integrator ID: deixe a informação que aparecer ou deixe em branco.
Clique em Salvar e continuar.
Processamento de vendas
Com todas as etapas concluídas, seus clientes poderão realizar compras em sua loja. Ao realizar uma transação, é comum que algumas mensagens retornem com informações específicas sobre a compra.
Essas informações são disponibilizadas na seção Notas do Pedido, no painel do WooCommerce.
Como Funciona o Status de Pagamentos no Checkout Transparente Mercado Pago?
Toda venda gera um status de pagamento que mostra a situação da venda incluindo a confirmação, pendência ou recusa do pagamento e outras informações importantes sobre a transação.
Existem dois status em uma venda via WooCommerce: status do pagamento e status do pedido. Na tabela abaixo você tem acesso aos detalhes sobre como essas informações se correlacionam.
- Pending (Aguardando) -> Pending (Aguardando)
- Approved (Aprovado) -> Processing (Processando)
- Inprocess (Em processo) -> On hold (Em espera)
- Inmediation (Em mediação) -> On hold (Em espera)
- Rejected (Rejeitado) -> Failed (Falhou)
- Cancelled (Cancelado) -> Cancelled (Cancelado)
- Refunded (Reembolsado) -> Refunded (Reembolsado)
- Chargedback (Estorno) -> Refunded (Reembolsado)
Para mais informações, acesse a seção Atividades da sua conta do Mercado Pago e o manual de pedidos do WooCommerce.
Além disso, é possível ter acesso aos detalhes de cada tentativa de pagamento que aconteceu em sua loja. Para isso, acesse o painel do WordPress, e depois clique em WooCommerce > Pedidos > Detalhes do pedido.
Problemas com Pagamentos Cancelados no Checkout Transparente Mercado Pago WooCommerce
Com relação à aprovação dos pagamentos na sua loja, existem três principais motivos que podem impactar diretamente nesses resultados.
Veja algumas razões que podem gerar o cancelamento do pagamento, conheça os principais motivos, situações e como evitá-los:
Erros do Comprador
- Situação: Erros de preenchimento de dados de endereço, CPF ou cartão.
- Como Evitar: Proporcione um processo de checkout com informações claras e orientações detalhadas no passo a passo da compra.
Recusas Bancárias
- Situação: Cartões com expiração da validade, falta de limite, saldo insuficiente ou desabilitados para compras online.
- Como Evitar: Ofereça alternativas para outros meios de pagamento e/ou condições de pagamento mais flexíveis.
Prevenção Contra Fraude
- Situação: O sistema anti-fraude do Mercado Pago protege seu negócio contra ataques maliciosos que podem causar prejuízos.
- Como Evitar: Reconheça que esse tipo de recusa é benéfico para sua loja, pois ajuda a evitar fraudes e manter a segurança das transações, ou seja, evita que você tenha prejuízos.